Cirurgia de Catarata com Facoemulsificação

A catarata é removida por meio da facoemulsificação ou cirurgia com pequena incisão. Usando, apenas, anestesia tópica(colírios) faz-se uma incisão em degrau de cerca de 2,5 mm na esclera (parte branca do olho) ou na córnea clara (logo acima da área onde a córnea encontra a esclera) . Com o ultra-som, a catarata é fracionada em partículas microscópicas aspirada. Em seguida, para compensar a remoção do cristalino, é implantada uma lente intra-ocular (LIO). A incisão em degrau faz com que o olho permaneça completamente selado pela pressão natural externa.

Benefícios?

A anestesia tópica e a incisão auto-selante trouxeram a cirurgia de catarata a um nível mais alto. Com o colírio anestésico não há necessidade da dolorosa injeção de anestesia, a qual retarda a restauração da visão e pode causar inchaço e descoloração da pele.

Muitos pacientes são capazes de ver nitidamente logo após a cirurgia. Atualmente, na maioria dos casos, é possível retornar às atividades como ler e dirigir, em curto espaço de tempo.

Recuperação

As pessoas têm diferentes períodos de recuperação, mas de acordo com a Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (EUA), 98% dos pacientes apresentam melhora da visão após a cirurgia. Uma visão melhor do que os pacientes tinham, antes de desenvolverem a catarata.
Uma vez removida, a catarata não voltará.

PÓS OPERATÓRIO

O curativo é retirado no mesmo dia ou no dia seguinte à operação dependendo do tipo de anestesia utilizada.

Alguns cuidados são importantes nos primeiros dias após a cirurgia:
– Lavar as mãos antes de pingar os colírios;
– Não esfregar os olhos;
– Não coçar os olhos;
– Não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias;
– Não tomar banho de mar ou piscina.;
– Não realizar esforço físico;
– Em caso de olho vermelho e/ou dor ocular o seu médico deve ser imediatamente contatado;

Os pacientes geralmente podem retornar as suas atividades habituais 1 ou 2 dias após a cirurgia.